oficina mecanica

O que você precisa saber antes de escolher uma Oficina Mecânica

Uma tarefa que requer muito cuidado é a escolha de uma oficina mecânica para cuidar do seu carro. E, nesse caso, não importa se o seu carro é novo  ou velho, é grande ou pequeno. O importante é que faz parte do seu patrimônio e deve ser cuidado como tal.

Nesse artigo, vamos explicar os cuidados que você precisa ter para escolher uma oficina mecânica. Como deve avaliar os serviços prestados em termos de qualidade e confiança. Inclusive, por quanto tempo oferece uma garantia para a sua tranquilidade.      

Como escolher uma oficina mecânica 

A princípio você poderia até pensar que as oficinas são todas iguais, pois prestam os mesmos serviços. Contudo, desde que você se tornou um consumidor mais exigente e seletivo em suas escolhas, isso mudou. 

Por isso, vamos apresentar alguns pontos que são essenciais de serem avaliados na hora de escolher uma oficina mecânica, sendo eles:

Como avaliar a reputação de uma oficina mecânica  

Para avaliar a reputação de uma oficina mecânica você pode utilizar de algumas práticas, que são bastante simples e úteis. 

Contato com o Procon e Reclame Aqui

Você deve fazer contato com o Procon no intuito de verificar se a oficina possui registro de reclamações e pendências. Como também pode consultar pela internet o site “Reclame Aqui” para investigar se constam reclamações da empresa. 

Ainda nesse sentido um ponto fundamental é se a oficina emite nota fiscal regularmente e oferece garantia dos serviços prestados. Existem oficinas que oferecem uma garantia de 5 anos para alguns dos serviços realizados, que já cria o sentimento de confiança no cliente.  

Confirmação de Certificação 

Para investigar se é de fato uma oficina de confiança faça uma conferência do certificado do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Esse certificado é específico para a retífica de motores, sendo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Experiência com a prestação do serviço de oficina 

Como também se um centro automotivo está estabelecido no mesmo local por mais de 40 anos é um indicativo de ter uma clientela formada e oferecer os serviços que desejam. Visto que uma atuação de 40 anos em reparação automotiva já indica alto nível de know how.

Como avaliar a qualidade da oficina 

Para avaliar a qualidade da oficina mecânica você pode utilizar de algumas práticas, que são bastante simples e úteis. 

Estrutura moderna e adequada 

Observe a estrutura da oficina para verificar se ela está adequada para executar os serviços que oferece. Esse é um aspecto estratégico para avaliar uma oficina mecânica.

Para que uma oficina possa oferecer serviços de qualidade, obrigatoriamente, precisa ter:

  • Equipamentos e ferramentas de última geração;
  • Área ampla e higienizada corretamente;
  • Laboratórios de tinta;
  • Estufas de pintura;
  • Profissionais capacitados;
  • Atendimento ao cliente personalizado;

Localização estratégica da oficina 

Para escolher uma oficina é preciso realizar um mapeamento das que estão mais perto de você. Isso é de extrema importância, pois a localização de uma oficina mecânica pode te ajudar a avaliar o perfil de sua clientela e se é muito procurada.

Por exemplo, oficinas estabelecidas próximas de áreas mais movimentadas como estações de metrô, supermercados e comércio em geral tendem a ter uma demanda maior. 

Além disso, o fato de ser mais próxima de onde você mora é um aspecto facilitador. Uma vez que você pode acompanhar a execução do serviço de perto e ter maior comodidade para levar e buscar o carro quando precisar. 

Atendimento ao cliente personalizado 

O aspecto do atendimento é de extrema importância e precisa ser avaliado com atenção redobrada. Pois você precisa analisar como a oficina lida com as questões relacionadas com o respeito e a transparência para com os clientes. 

Afinal, um atendimento de qualidade precisa ter como foco a satisfação do cliente não apenas na entrega do serviço pronto. Mas, nos contatos realizados, nas explicações detalhadas e precisas dos problemas do seu carro e como serão resolvidos.

Tudo isso implica em um atendimento cordial, com empatia e respeito, que seja rápido e eficiente. De fato, é preciso estabelecer uma relação de confiança e respeito entre o cliente e os profissionais da oficina.

Como obter indicações dos serviços da oficina 

Para este item, vamos sugerir que você faça uso dos canais que usualmente a maioria das pessoas utilizam para conseguir informações sobre uma determinada empresa. Ou seja, peça indicações de amigos e parentes.

Em geral, as pessoas costumam ter mais confiança na opinião de um amigo, um parente ou um conhecido. E, nesse sentido, é importante saber como buscar a informação com todos os detalhes que são importantes. Por isso, sugerimos que faça perguntas a respeito dos seguintes pontos:

  • O que deixou você satisfeito com o serviço prestado?
  • Você teve algum tipo de problema com a oficina?
  • Como é feito o atendimento? 
  • Eles te explicaram o problema direitinho?
  • Quem te indicou os serviços dessa oficina?
  • Você vai levar o seu carro lá novamente, se precisar?
  • O preço deles foi bom ou você achou caro?

Com essas informações será possível você avaliar os serviços prestados por essa oficina e, principalmente, está ouvindo de alguém que já utilizou esses serviços. Portanto, é alguém que sabe do que está falando. 

Pesquise os preços de mercado 

Para começar você não deve cair na armadilha do menor preço. Muitas pessoas fazem pesquisa de preços e escolhem o de menor valor. No entanto, esquecem de todos os outros aspectos que mencionamos aqui. E depois não ficam satisfeitas com o serviço prestado.

Desse modo, é preciso que você estabeleça um equilíbrio entre todos os aspectos e o preço. Pois um serviço de qualidade, com um atendimento personalizado, com uma equipe capacitada e know how na área é que farão a diferença para o resultado que deseja.

Peça um orçamento e nota fiscal 

É importante para se prevenir de problemas futuros que tenha um orçamento detalhado do serviço que será executado e das peças que serão trocadas. Como também a especificação dos prazos de garantia e as condições de pagamento disponíveis. 

E, não esqueça de verificar se a oficina emite nota fiscal, pois além de ser um requisito legal, você precisará dela para fins de garantia e qualquer outra pendência que surgir.

Portanto, ao escolher uma oficina mecânica avalie os aspectos que comentamos e identifique a empresa que reúne o melhor conjunto de pontos positivos.

Não esqueça, que a qualidade dos serviços prestados e atendimento personalizado contribuem de forma significativa para o sucesso da transação. Desse modo, escolha uma oficina que tenha experiência para realizar os seus serviços.

E, por isso, a Auto Perfect Centro Automotivo está de portas abertas esperando a sua visita! Queremos que conheça a empresa e avalie o que temos para te oferecer. E, não se esqueça, que estamos bem perto de você na Barra Funda, São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *